sábado, 12 de novembro de 2016

Instalando Knoppix 7.7.1 em Pendrive de 32GB com Persistência

Tela do Knoppix 7.7.1 KDE rodando em Live USB 64bit, a partir da imagem ISO DVD original
Knoppix 7.7.1Live pseudo-DVD”, modo 64bit, desktop KDE, a partir da imagem ISO-DVD modificada

Bastam poucos minutos para constatar que o Knoppix 7.7.1 , — com 4.101 pacotes pré-instalados (11 GB descompactados sob demanda), — é uma “ferramenta” ótima de se ter à mão, seja para manutenção / recuperação em casos de emergência no computador, seja para trabalhar em “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) por longos períodos, nos mais diversos campos de atividade.

Blender, FreeCAD, LibreCAD, OpenSCAD, Xsane, Scribus, Inkscape, Gimp pré-instalados no Knoppix 7.7.1

Para entender essa profusão de pacotes pré-instalados, vale lembrar que o Knoppix 7.7.1 foi concebido como “Live DVD”, — não para instalação em HDD, — daí a importância de incluir um repertório de softwares tão amplo quanto possível, capaz de atender às necessidades do maior número de usuários, de modo que baste carregar o sistema e começar a usá-lo.

Menu do Knoppix Adriane para deficientes visuais: (0) Ajuda; (1) Aprender Teclado; (2) Internet; (3) Email; (4) SMS; (5) Multimidia; (6) Contactos; (7) Notebook; (8) Calculadora; (9) Reconhecimento de texto; (10) Gerenciador de arquivos; (11) Shell; (12) Programas gráficos; (13) Youtube; (14) Configurações; (15) Desligar.
Menu inicial do Knoppix Adriane, para deficientes visuais

Se, em vez de escolher “knoppix64”, você escolher “adriane64”, carrega-se uma versão totalmente configurada para usuários com deficiência visual, — tudo é anunciado por voz, — a começar pela Ajuda inicial:

(0) Ajuda; (1) Aprender Teclado; (2) Internet; (3) Email; (4) SMS; (5) Multimidia; (6) Contactos; (7) Notebook; (8) Calculadora; (9) Reconhecimento de texto; (10) Gerenciador de arquivos; (11) Shell; (12) Programas gráficos; (13) Youtube; (14) Configurações; (15) Desligar.

Softwares multimedia pré-instalados no Knoppix 7.7.1

Para se apresentar como “Live DVD pronto para tudo”, o Knoppix 7.7.1 inclui detecção automática de hardware, suporte para uma infinidade de placas, dispositivos, periféricos etc. (up to 2016-10-22), e 11 GB de softwares, que são descompactados (apenas) sob demanda.

Handle with care


Fontes de software do Knoppix 7.7.1, no Synaptic

Em compensação, o sistema, — um “mix” de pacotes Debian stable (jessie), testing (stretch) e unstable (sid) em equilíbrio “delicado”, — não se presta a atualizações ou upgrade, sob risco de desastre. — Outro motivo para incluir no DVD tudo que o usuário possa precisar.

Arquivo “/etc/apt/sources.list”:

# Debian/Squeeze is the stable base for this installation
deb http://ftp.de.debian.org/debian stable main contrib non-free
deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free

# testing/unstable/experimental contain newer versions, but
# packages from there are not being installed by default, unless
# they came from there in the first place.
deb http://ftp.de.debian.org/debian testing main contrib non-free
deb http://security.debian.org testing/updates main contrib non-free
deb http://ftp.de.debian.org/debian unstable main contrib non-free
deb http://ftp.de.debian.org/debian experimental main contrib non-free

# Debian/volatile contains quickly changing data like spam- and virusfilter databases
# Does not exist anymore
# deb http://volatile.debian.org/debian-volatile stable/volatile main contrib non-free
deb http://ftp.de.debian.org/debian stable-updates main contrib non-free

# Knoppix repository
deb http://debian-knoppix.alioth.debian.org ./

# x2go
#deb http://x2go.obviously-nice.de/deb/ lenny main
#deb http://packages.x2go.org/debian squeeze main
#deb http://packages.x2go.org/debian wheezy main
#deb http://packages.x2go.org/debian sid main

# Debian Multimedia, contains non-free software like acrobat reader
# deb http://www.deb-multimedia.org squeeze main non-free

# eviacam
#deb http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu utopic main
#deb-src http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu utopic main
#deb http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu vivid main
#deb-src http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu vivid main
#deb http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu trusty main
#deb-src http://ppa.launchpad.net/cesar-crea-si/eviacam/ubuntu trusty main

Observe a mistura de “versões” (lenny, squeeze, wheezy) e “distribuições” (stable, testing, unstable), — prática que sempre se recomenda evitar.

Complementando a profusão de pacotes de multimídia, gráficos, escritório, internet, ciências, educação, desenvolvimento, acessibilidade etc., já vêm instaladas 713 fontes de letras, — dispensando instalar qualquer coisa a mais (o que poderia não dar certo).

Evitando instalar pacotes


Efeito da instalação de “componentes” oferecidos no “Menu → Knoppix”

As primeiras experiências mostraram que mesmo a simples instalação do “flashplugin-nonfree” e do “ttf-mscorefonts-installer”, — oferecidos em “Menu → Knoppix → Install components”, — já deflagra a atualização das informações dos repositórios de software (“apt update”). — Daí por diante, um aviso de 1,5 mil atualizações estará sempre presente.

Um exame dos pacotes que seriam atualizados, instalados e removidos mostra que o Knoppix deixaria de ser Knoppix, — e provavelmente quebraria por completo.

Em 8 Nov., — quando as atualizações ainda eram “apenas” 1.537, — o Synaptic indicou a existência de 216 pacotes “obsoletos”, que teoricamente poderiam ser removidos, — porém até isso implicaria em remover também “sysvinit”, — e o Synaptic advertiu que tal ação poderia quebrar o sistema.

Desmarcando uma das remoções (responsável por isso), o Synaptic se recusou a remover os demais 215 pacotes “obsoletos”, — “conserte o quebrado primeiro”. — Enfim, nada mais podia ser instalado, removido ou atualizado, até que se decifre e solucione esse enigma.

Depois dessas constatações, os pacotes “flashplugin-nonfree” e “ttf-mscorefonts-installer” não foram mais instalados nas sessões “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB), — nem na segunda instalação em Pendrive 32GB com persistência, — para não perturbar o equilíbrio das coisas, e de um modo geral os problemas diminuíram.

Embora a instalação desses 2 pacotes não envolva nenhuma outra instalação, atualização ou remoção, parecia ser o deflagrador de travas e demoras. — De fato, sem isso todas as novas sessões “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) se caracterizaram pela leveza e agilidade, — porém não foi obtido o mesmo resultado a partir do Pendrive 32GB com persistência.

Sem o “apt update” deflagrado pela instalação desses 2 pacotes, o Synaptic se limita a indicar “4.101 packages installed, 0 broken, 0 to install / upgrade”, — ignorando solenemente a existência de outros 50.410 pacotes, nos repositórios, — e tudo permanece mais tranquilo.

Leveza e agilidade


Ocupação de 2,1 GiB (56% da Memória RAM) com KDE, Chromium, Gimp, Dolphin, Gnome-system-monitor

O resultado dessa engenharia toda é um sistema que parece “voar”, — de tão “leve” e ágil ao toque do usuário, — embora o Gnome-system-monitor indique elevada ocupação da Memória RAM.

Fato, porém, é que há muitos anos não via o Chromium, — nem o Iceweasel / Firefox, — navegar com tamanha leveza e agilidade em “Páginas” do Facebook, por exemplo, — que quase chegam a travar no Debian testing e no Kubuntu 17.04 Zesty Zapus (development branch) instalados em HDD.

Seis “Páginas” do Facebook visitadas e roladas até ½ dúzia de postagens abaixo do topo, em 3 minutos

“Páginas” do Facebook, — de direita, de esquerda, de centro, ou muito-pelo-contrário, — rolam com suavidade e rapidez, e suas postagens são compartilhadas em tempo recorde.

Seis testes realizados em diferentes dias e horários apresentaram uma média de 4 compartilhamentos por minuto, — em contraste com demoras de 1 a 4 minutos para cada compartilhamento, em sessões Live USB, e até em alguns sistemas instalados em HDD:

10 Nov. — 13 compartilhamentos — 20:29 ~ 20:33 — 3 minutos → 4,3 / min
12 Nov. — 11 compartilhamentos — 11:35 ~ 11:37 — 2 minutos → 5,5 / min
12 Nov. — 15 compartilhamentos — 15:20 ~ 15:24 — 4 minutos → 3,8 / min
12 Nov. —  9 compartilhamentos — 18:08 ~ 18:10 — 2 minutos → 4,50 / min
13 Nov. — 16 compartilhamentos — 14:49 ~ 14:53 — 4 minutos → 4,0 / min
13 Nov. — 13 compartilhamentos — 19:01 ~ 19:03 — 2 minutos → 6,5 / min

Naturalmente, isso não significa que se possa espalhar milhares de “spam”, — em Nov. 2015, o Facebook brecava por volta do 50º compartilhamento, e hoje talvez breque antes do 20º, — mas permite visitar as páginas que você considera importantes para se informar, e divulgar o que achar mais relevante para seu círculo de amizades, — sem que isso se torne um sacrifício.

Original vs. Persistência


Nos melhores dias, basta abrir o Chromium para começar a travar o Knoppix 7.7.1 com Overlay

Nada disso foi obtido em 2 instalações sucessivas do Knoppix 7.7.1 em Pendrive de 32 GB com partição adicional de “overlay”, — a chamada “Persistência”, uma partição de dados para preservar configurações, documentos etc. de uma sessão para outra, — em várias tentativas diferentes, ao longo de 6 dias.

Pelo contrário, demoras intermináveis, às vezes, até para as coisas mais simples, — como abrir um Menu, minimizar ou restaurar uma janela etc. — tornaram inviável qualquer uso prático do Knoppix 7.7.1 “instalado” em um Pendrive de 32 GB, com “persistência”.

Demoras intermináveis, após cada clique, de qualquer tipo, em qualquer lugar

Com certeza, isso não pode ser o “normal” das coisas, — falta “apenas” descobrir onde está a falha, — e o primeiro passo é documentar o processo seguido até aqui, para analisar cada passo.

Por isso, este relato foi produzido no Knoppix 7.7.1 “original”, — a imagem ISO apenas transformada em isohybrid, portanto sem persistência, — rodando em modo 64bit, com ambiente KDE, a partir do Pendrive de 8 GB.

Para diferenciar, neste relato o “original” se refere como “Live pseudo-DVD” em itálico + “(Pendrive 8GB)” entre parêntesis, — subentendendo que se trata da imagem ISO-DVD convertida pelo UNetBootin em isohybrid no Pendrive 8GB, — em contraposição ao “instalado em Pendrive 32GB com persistência”.

Download & isohybrid


Download da imagem ISO do Knoppix 7.7.1 DVD

A imagem ISO do Knoppix 7.7.1 DVD foi baixada em 4 Nov., já na expectativa de encontrar um meio de gerar uma mídia USB (Pendrive), — sem passar pela etapa de “queimar” DVD (4,3 GB), que é o único caminho “oficial”.

Verificação da integridade da imagem ISO do Knoppix 7.7.1 DVD

Verificação da integridade da imagem ISO pelo comando sha1sum, — copiado e colado em seguida no campo de busca do Kate, para absoluta certeza de não errar numa comparação visual.

Arquivos principais da imagem ISO: /KNOPPIX/KNOPPIX e /KNOPPIX/KNOPPIX1

Os 4,3 GB da imagem ISO devem-se, basicamente, a dois arquivos, na pasta “/KNOPPIX/”:

  • KNOPPIX: base system incl. Firefox, Gimp, Libreoffice (4,0 GiB)
  • KNOPPIX1: openscad, slic3r, scribus, inkscape, blender, freecad, librecad, biber, kdenlive, openshot (0,3 GiB)

Utilização do UNetBootin para converter a imagem ISO (DVD) em isohybrid e gerar a mídia USB (Pendrive)

O UNetBootin foi usado como última perspectiva de converter a imagem ISO (DVD) em isohybrid, para gerar um Pendrive de Boot do Knoppix 7.7.1, — e funcionou.

Mensagem de sucesso do UNetBootin, após 24 minutos

Durante uns 17 minutos, o UNetBootin exibiu uma barra de progresso estacionada em 0%, com os dizeres “Extracted 0 of 60 files”. — No minuto seguinte, passou a 1% e “Extracted 1 of 60 files”. — Depois de mais alguns minutos, deu a tarefa por encerrada, e já queria reiniciar o computador.

Live pseudo-DVD


Menu criado pelo UNetBootin com as principais opções de carregamento do Knoppix

O “DVD” assim transformado pelo UNetBootin em mídia USB (Pendrive 8GB) apresenta um Menu inteiramente próprio, — com algumas das opções que, no Knoppix “original”, precisariam ser comandadas com o uso de “cheatcodes”.

“Tab” para examinar o comando da terceira opção do Menu; — “knoppix”

No primeiro Boot da mídia gerada pelo UNetBootin, foi escolhida a 3ª opção do Menu, — “knoppix”, — após um rápido exame do comando, com seus “cheatcodes”.

KDE System Settings acessível no ambiente LXDE 8.6

Essa opção carregou o Knoppix 7.7.1 em 32bit (opção padrão), com o ambiente LXDE 8.6, — embora também existam as opções de ambiente Gnome e KDE, não apresentadas no Menu do UNetBootin.

Acréscimo do fuso horário local e do ambiente KDE em algumas opções do arquivo “syslinux.cfg

Dentro da primeira hora, foram editados os arquivos:

  • /syslinux.cfg
  • /boot/isolinux/isolinux.cfg

para acrescentar os “cheatcodes” do fuso horário local “tz=America/Sao_Paulo” e do ambiente “desktop=kde” em algumas das opções cujo uso pareceu mais provável, naquele momento: — Default, Auto, Knoppix e Knoppix64.

Acréscimo do fuso horário local e do ambiente KDE em algumas opções do arquivo “isolinux.cfg

Naturalmente, foram guardadas cópias “syslinux_cfg_OLD” e “isolinux_cfg_OLD”, dos respectivos originais.

Desse modo, as sessões seguintes já foram automaticamente carregadas com o ambiente KDE, — e essas alterações foram incorporadas ao instalar o Knoppix 7.7.1 no Pendrive 32GB.

Quanto ao fuso horário, fez um efeito apenas relativo, — ainda era preciso habilitar a opção “Set date and time automatically”, em “System settings → Personalization → Regional settings → Date & Time” do KDE, para assegurar que o Relógio se acerte desde o início de cada nova sessão.

1ª Instalação com “persistência


Instalação do Knoppix em Pendrive, com partição adicional de Overlay (“persistência”)

A instalação do Knoppix 7.7.1 no Pendrive de 32 GB foi bem mais demorada do que a instalação do Knoppix 7.2.0 em um Pendrive de 8 GB, — 34 minutos contra 14 minutos, — embora com o mesmo roteiro básico.

Pela desproporção de tamanho entre as imagens ISO, — 4,3 GB contra 701 MB, — se poderia imaginar que durasse 6 vezes mais.

Na verdade, os últimos 8 minutos correspondem à formatação / “povoamento” da partição de dados (“overlay”) de 24,4 GB, — o que reduz a proporção a menos do que o dobro do tempo:

2016-11-09_01-37-54 Menu → Knoppix → Install to flash disk
2016-11-09_01-39-27 Install to removable device
2016-11-09_01-42-16 Install to Pendrive 32GB
2016-11-09_01-42-46 Additional overlay partition
2016-11-09_01-43-01 Formatar
2016-11-09_01-43-12 Jura?
2016-11-09_01-43-34 Size overlay partition
2016-11-09_01-47-59 Particionando Pendrive 32GB
2016-11-09_01-48-10 Creating boot record
2016-11-09_01-48-21 Writing data Pendrive 32GB
…
2016-11-09_02-03-13 Encriptar?
2016-11-09_02-03-29 Creating overlay
…
2016-11-09_02-11-29 Installation finished

A opção “r” permite instalação apenas em dispositivos removíveis; ”h” permite instalar também em HDD

Na falta de leituras mais aprofundadas, foi selecionada a opção “r”, que permite instalação apenas em dispositivos removíveis, — enquanto a opção ”h” permitiria instalar também em HDD. — A estudar as implicações paralelas, caso existam.

Escolha do dispositivo removível onde será instalado o Knoppix

A escolha do dispositivo onde será instalado o Knoppix tornou-se quase automática, — uma vez escolhida a opção “r”, — pois o Pendrive de origem (8GB) fica excluído, e não havia outros dispositivos conectados.

Opções de instalação com ou sem Overlay (“persistência”)

Aqui, a opção selecionada foi de instalação com partição de Overlay, — não um mero “arquivo”, que ficaria limitado a 4 GB.

Confirmação de particionar e formatar o Pendrive, com perda de todos os dados existentes

Antes de prosseguir, o instalador do Knoppix pede confirmação de particionar e formatar o Pendrive, — advertindo que todos os dados eventualmente existentes nele serão apagados.

Depois de confirmar, ainda surge outro diálogo perguntando se você tem certeza.

Escolha do tamanho da partição de Overlay (“persistência”)

O passo seguinte é decidir o tamanho da partição de Overlay (“persistência”), — do mínimo de 400 MB até o total do espaço restante no Pendrive. — Foi selecionado o tamanho máximo.

Opção de encriptar a partição de Overlay, — inacessível, caso perca a senha

Foi dispensada a opção de criptografia da partição Overlay (“persistência”), — lembrando que a perda da senha a deixaria inacessível.

Instalação concluída, após 34 minutos

Essa instalação foi feita a partir de uma sessão “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) totalmente configurada, — inclusive os componentes “flashplugin” e “ttf-mscorefonts”, — na expectativa de que tudo isso fosse passado para a instalação “persistente”, com base em várias leituras um tanto confusas (a serem revisadas).

Não foi o que aconteceu.

Ao carregar o Knoppix 7.7.1 a partir do Pendrive 32GB com “persistência”, absolutamente nenhuma das configurações estava presente, — nem a pasta “Wallpaper” foi mantida, — mas desde os primeiros minutos se mostrou extremamente lento, com “travas” demoradas, a cada passo.

2ª Instalação com “persistência”


Primeiro surto de atividade de “discos” e início da intensa atividade em “processos”

Dias depois, o Pendrive 32GB foi re-formatado, e feita nova instalação, — a partir de uma sessão “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) bem menos configurada e, principalmente, sem “Flashplugin” nem “ttf-mscorefonts”:

2016-11-11_19-38-41-Menu-install-flash-disk
2016-11-11_19-39-19-install-removable-devices
2016-11-11_19-39-46-oops → Faltou inserir Pendrive 32GB
2016-11-11_19-40-38-install-removable-devices
2016-11-11_19-40-48-Pendrive-install
2016-11-11_19-41-00-Pendrive-32GB-install
2016-11-11_19-41-19-additional-overlay-partition
2016-11-11_19-41-36-format
2016-11-11_19-41-44-jura
2016-11-11_19-41-56-size-overlay-partition
2016-11-11_19-42-54-particiona-Pendrive-32GB
2016-11-11_19-43-09-Writing-data-Pendrive-32GB
…
2016-11-11_20-05-12-Writing-data-Info-filesystems
2016-11-11_20-11-07-encrypt-overlay-partition
2016-11-11_20-11-38-creating-overlay
…
2016-11-11_20-23-56-instalacao-concluida

Sem qualquer motivo aparente, dessa vez a instalação durou 45 minutos, — dos quais, 12 na fase de criação da partição Overlay.

Segundo surto de atividade com “discos” e declínio da atividade em “processos”

O monitoramento pelo GKrellM mostra apenas 2 surtos de atividade com “discos”, — no início e no final do processo, — e atividade intensa no gráfico de linha de “processos”, durante todo o tempo, entre esses 2 momentos.

Novamente o resultado foi um sistema muito lento, com vários travamentos, a cada passo, — e foram carregadas apenas 3 ou 4 sessões de poucas horas, por ser impraticável trabalhar produtivamente.

Knoppix 7.7.1Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) após um dia inteiro de trabalho produtivo

Em compensação, o “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) foi utilizado por 3 dias seguidos, para a elaboração deste relato, — e para todas as demais atividades, — com “leveza” e agilidade difíceis de igualar:

  • 12 Nov. — uptime 13h 03 min
  • 13 Nov. — uptime 11h 13 min
  • 14 Nov. — uptime 11h 26 min

Infelizmente, o período de chuvas seguidas e a falta de confiança na fonte de energia não recomendam manter o computador ligado vários dias seguidos, — embora reste pouca dúvida de que o Knoppix “Live pseudo-DVD” tem estabilidade mais do que suficiente para isso.

Para agilizar a configuração no início de cada dia, foi anotado o roteiro seguido no dia 12, — e que não difere muito dos testes de trabalho em Live USB:

0 - Relogio
    - Set date and time automatically
    - Show date, Use 24-hour Clock, Long date, Bitstream Vera Sans
1 - Dolphin
    - Details view mode, Largura geral, coluna Type (largura), F11 (largura), Ctrl-M, Adjust view properties → All folders / Use these view properties as default
    - Montar F
    - Criar nova sub-pasta PrintScreen em /Byteria/Knoppix771/
    - Abrir PrintScreen.txt e adaptar o comando Gnome-screenshot aa nova sub-pasta
    - Abrir o Terminal e colar o novo comando. Testar.
    - Wallpaper → Home/Pictures
    - [Aplicar Wallpaper]
    - Abrir Roteiro.txt para este levantamento.
2 - Gwenview
    - F4 e Esc para sair.
3 - Menu
    - Alternativo - Cascade - Switch
    - Dolphin, Terminal e Chromium para o Painel
    - GKrellM
4 - System settings
    - Hardware - Keyboard - NumLock on, PT-BR, 3rd Level
    - Hardware - Display and Monitor - Compositor: XRender
    - Personalization - KDE Wallet - Off
    - Workspace - Search - File search - Off
    - Workspace - Startup and shutdown - Desktop session - On login - Restore manually saved session
    - [Menu → Power / Session → Save session]
    - Appearance - Workspace theme - Desktop theme - Get new - Maia transparent - Apply
    - Appearance - Application style - Window decorations - Get new - transparent oxygen - Apply
    - Desktop behavior → Desktop effects → Off → Maximize / minimize animations
5 - Taskbar manager settings → Show tooltips → Off
6 - Dolphin
    - Configure toolbar
      - Out → Icons, Details, Compact, Preview, Split (F3)
      - In → Folders first, Hidden files, New tab, Show filter bar, Up
    - Text position → Icons only
7 - Chromium
    - Largura
    - Remove → Proxy SwitchySharp
    - ? → Bookmark Manager - Not from Chrome Web Store
    - ? → Chromium PDF Viewer - Not from Chrome Web Store
    - ? → CryptoTokenExtension - Not from Chrome Web Store
    - Synchronize
    - Blogspot → Spellcheck → Portuguese (Brazil)
8 - Gimp
    - Fechar 7 abas do lado direito; e recolher o espaço
    - Adicionar aba Layers do lado esquerdo
    - Edit → Preferences → Tool options → Save tool options on exit; (Set layer or path as active)
    - Toolbox → Desmarcar quase tudo, exceto Select (rectangle, ellipse, free), Move, Text
    - Text → Bitstream Vera Sans Bold, 48px, #00ff00, Align right
    - Save tool options now

Opções de Boot


Adicionar legenda

Ao ser instalado pelo “Install to flash disk”, o Knoppix não leva consigo o Menu criado pelo UNetBootin.

O Boot pelo Pendrive de 32 GB (com “persistência”) leva à tela tradicional do Knoppix, onde você comanda digitando as opções, — knoppix, knoppix64, adriane, adriane64 (sempre em minúsculas), — seguidas dos “cheatcodes” (F2 e F3 para ver a lista resumida), combinados a gosto.

Por exemplo, “knoppix desktop=gnome”, se não quiser o ambiente LXDE (default).

O arquivo “syslinux.cfg”, — que o UNetBootin coloca na raiz do “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB), — vai para a pasta “/boot/syslinux” do Pendrive 32GB.

Já o arquivo “isolinux.cfg”, — que o UNetBootin coloca na pasta “/boot/isolinux” do “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB), — simplesmente não existe na instalação do Knoppix no Pendrive 32GB.

Essa “limpeza” dos arquivos que eram do UNetBootin talvez explique por que o Pendrive de 32 GB (com “persistência”) tem menos coisas.

“Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB) gerado pelo UNetBootin

ls -R | grep ":$" | sed -e 's/:$//' -e 's/[^-][^\/]*\//--/g' -e 's/^/   /' -e 's/-/|/' > Live-DVD-Arvore.txt

   .
   |-boot
   |---isolinux
   |-efi
   |---boot
   |-KNOPPIX
   |---modules

sudo ls -o -A -g -R > DVD-Knoppix-8GB-2016-11-13.txt

.:
total 6596
-rwxrwxrwx 1      54 Jun 17  2001 autorun.bat
-rwxrwxrwx 1      45 Feb 23  2003 autorun.inf
-rwxrwxrwx 1     967 May  1  2004 autorun.pif
drwxrwxrwx 3    4096 Nov  8 03:17 boot
-rwxrwxrwx 1   32606 Feb 21  2006 cdrom.ico
drwxrwxrwx 3    4096 Nov  8 03:17 efi
-rwxrwxrwx 1    1744 Aug 31 04:20 index.html
drwxrwxrwx 3    4096 Nov  8 01:40 KNOPPIX
-r-xr-xr-x 1  116492 Nov  8 01:41 ldlinux.c32
-r-xr-xr-x 1   61440 Nov  8 01:41 ldlinux.sys
-rwxrwxrwx 1  182592 Nov  8 03:41 libcom32.c32
-rwxrwxrwx 1   23700 Nov  8 03:41 libutil.c32
-rwxrwxrwx 1   26208 Nov  8 03:41 menu.c32
-rwxrwxrwx 1    3162 Nov 11 19:05 syslinux.cfg
-rwxrwxrwx 1    3162 Nov 11 18:52 syslinux_cfg_NEW_exagerado
-rwxrwxrwx 1    3030 Nov  8 05:22 syslinux_cfg_OLD
-rwxrwxrwx 1    1360 Nov  8 03:41 ubnfilel.txt
-rwxrwxrwx 1  953457 Oct 22 09:03 ubninit
-rwxrwxrwx 1 5300064 Oct 22 06:03 ubnkern
-rwxrwxrwx 1      56 Nov  8 03:17 ubnpathl.txt

./boot:
total 4
drwxrwxrwx 2 4096 Nov  8 05:15 isolinux

./boot/isolinux:
total 13964
-rwxrwxrwx 1 1474560 Feb  7  2009 balder.img
-rwxrwxrwx 1    2048 Oct 26 02:10 boot.cat
-rwxrwxrwx 1     525 Oct 26 02:01 bootefi.msg
-rwxrwxrwx 1     173 Oct 26 02:01 boot.msg
-rwxrwxrwx 1    1611 Oct 26 02:01 f2
-rwxrwxrwx 1    1696 Oct 26 02:01 f3
-rwxrwxrwx 1     256 Jul 15  2008 german.kbd
-rwxrwxrwx 1   10504 Oct  2 02:43 gfxboot.c32
-rwxrwxrwx 1  210445 Jun 26  2011 grub.exe
-rwxrwxrwx 1    1740 Oct  2 02:43 ifcpu64.c32
-rwxrwxrwx 1   40960 Oct 26 02:09 isolinux.bin
-rwxrwxrwx 1    2383 Nov  8 05:15 isolinux.cfg
-rwxrwxrwx 1    2251 Nov  8 05:13 isolinux_cfg_OLD
-rwxrwxrwx 1  116676 Oct  2 11:37 ldlinux.c32
-rwxrwxrwx 1  182584 Oct  2 02:43 libcom32.c32
-rwxrwxrwx 1   24192 Oct  2 02:43 libmenu.c32
-rwxrwxrwx 1   23692 Oct  2 02:43 libutil.c32
-rwxrwxrwx 1 5300064 Oct 22 06:03 linux
-rwxrwxrwx 1 5636384 Oct 22 02:53 linux64
-rwxrwxrwx 1   16822 Oct 26 02:01 logo.16
-rwxrwxrwx 1   26140 Jul 26  2014 memdisk
-rwxrwxrwx 1  150024 Jan  3  2015 memtest
-rwxrwxrwx 1   26200 Oct  2 02:43 menu.c32
-rwxrwxrwx 1  953457 Oct 22 09:03 minirt.gz
-rwxrwxrwx 1    1744 Oct 26 02:01 syslnx32.cfg
-rwxrwxrwx 1    1766 Oct 26 02:01 syslnx64.cfg
-rwxrwxrwx 1    3088 Oct  2 02:43 vesa.c32
-rwxrwxrwx 1    2200 Oct  2 02:43 vesainfo.c32
-rwxrwxrwx 1   26716 Oct  2 02:43 vesamenu.c32

./efi:
total 4
drwxrwxrwx 2 4096 Nov  8 03:41 boot

./efi/boot:
total 924
-rwxrwxrwx 1 172882 Oct  2 02:32 BOOTIA32.efi
-rwxrwxrwx 1 101160 Aug 18  2015 BOOTX64.efi
-rwxrwxrwx 1 100656 Aug 18  2015 hashtool.efi
-rwxrwxrwx 1 130057 Aug 18  2015 keytool.efi
-rwxrwxrwx 1 117284 Oct  2 02:31 ldlinux.e32
-rwxrwxrwx 1 134072 Oct  2 02:31 ldlinux.e64
-rwxrwxrwx 1 176240 Oct  2 02:32 loader.efi

./KNOPPIX:
total 4536416
-rwxrwxrwx 1     565212 Oct  2 02:34 background.jpg
-rwxrwxrwx 1       2706 Oct  1 11:37 background_source_apophysis.flame
-rwxrwxrwx 1   15636480 Oct 26 02:09 bootonly.iso
-rwxrwxrwx 1         47 Oct 26 02:09 bootonly.iso.md5
-rwxrwxrwx 1       7842 Aug 31 04:21 index_de.html
-rwxrwxrwx 1       7409 Aug 31 04:21 index_en.html
-rwxrwxrwx 1       9075 Aug 31 04:21 index_es.html
-rwxrwxrwx 1       8197 Aug 31 04:21 index_fr.html
-rwxrwxrwx 1       8135 Aug 31 04:21 index_it.html
-rwxrwxrwx 1 4284991008 Oct 21 17:34 KNOPPIX
-rwxrwxrwx 1  343927384 Oct 21 21:21 KNOPPIX1
-rwxrwxrwx 1      10072 Jan 25  2016 knoppix-cheatcodes.txt
-rwxrwxrwx 1      32073 Nov  9  2009 knoppix-logo-medium.png
-rwxrwxrwx 1      15797 Nov  9  2009 knoppix-logo-small.png
-rwxrwxrwx 1         17 Oct 21 16:03 kversion
-rwxrwxrwx 1      18487 Jan 25  2009 LICENSE.txt
drwxrwxrwx 2       4096 Nov  8 03:17 modules
-rwxrwxrwx 1        155 Oct  1 11:38 overlay-contents.txt
-rwxrwxrwx 1       3318 Jun 15  2013 README_Security.txt
-rwxrwxrwx 1        117 Oct 26 02:10 sha1sums
-rwxrwxrwx 1       1208 Oct  1 11:40 SOURCES.txt

./KNOPPIX/modules:
total 0

Pendrive 32GB com a 1ª instalação do Knoppix em “flash disk”

sudo ls / -o -A -g -R > Pen-Knoppix-32GB-2016-11-11.txt

/:
total 192
drwxr-xr-x 3   4096 nov  9 00:03 boot
drwxr-xr-x 3   4096 nov  8 23:48 efi
-rw-r--r-- 1   1744 nov  8 23:48 index.html
drwxr-xr-x 3   4096 nov  9 00:11 KNOPPIX
-r--r--r-- 1 116676 nov  8 23:48 ldlinux.c32
-r--r--r-- 1  60928 nov  8 23:48 ldlinux.sys

/boot:
total 4
drwxr-xr-x 2 4096 nov  9 00:03 syslinux

/boot/syslinux:
total 13920
-rw-r--r-- 1 1474560 nov  8 23:48 balder.img
-rw-r--r-- 1     525 nov  8 23:48 bootefi.msg
-rw-r--r-- 1     173 nov  8 23:48 boot.msg
-rw-r--r-- 1    1611 nov  8 23:48 f2
-rw-r--r-- 1    1696 nov  8 23:48 f3
-rw-r--r-- 1     256 nov  8 23:48 german.kbd
-rw-r--r-- 1   10504 nov  8 23:48 gfxboot.c32
-rwxr-xr-x 1  210445 nov  8 23:48 grub.exe
-rw-r--r-- 1    1740 nov  8 23:48 ifcpu64.c32
-rw-r--r-- 1    2251 nov  8 23:48 isolinux_cfg_OLD
-rw-r--r-- 1  116676 nov  8 23:48 ldlinux.c32
-rw-r--r-- 1  182584 nov  8 23:48 libcom32.c32
-rw-r--r-- 1   24192 nov  8 23:48 libmenu.c32
-rw-r--r-- 1   23692 nov  8 23:48 libutil.c32
-rw-r--r-- 1 5300064 nov  8 23:48 linux
-rw-r--r-- 1 5636384 nov  8 23:48 linux64
-rw-r--r-- 1   16822 nov  8 23:48 logo.16
-rw-r--r-- 1   26140 nov  8 23:48 memdisk
-rw-r--r-- 1  150024 nov  8 23:48 memtest
-rw-r--r-- 1   26200 nov  8 23:48 menu.c32
-rw-r--r-- 1  953457 nov  8 23:48 minirt.gz
-rw-r--r-- 1    2383 nov  8 23:48 syslinux.cfg
-rw-r--r-- 1    1744 nov  8 23:48 syslnx32.cfg
-rw-r--r-- 1    1766 nov  8 23:48 syslnx64.cfg
-rw-r--r-- 1    3088 nov  8 23:48 vesa.c32
-rw-r--r-- 1    2200 nov  8 23:48 vesainfo.c32
-rw-r--r-- 1   26716 nov  8 23:48 vesamenu.c32

/efi:
total 4
drwxr-xr-x 2 4096 nov  8 23:48 boot

/efi/boot:
total 924
-rw-r--r-- 1 172882 nov  8 23:48 BOOTIA32.efi
-rw-r--r-- 1 101160 nov  8 23:48 BOOTX64.efi
-rw-r--r-- 1 100656 nov  8 23:48 hashtool.efi
-rw-r--r-- 1 130057 nov  8 23:48 keytool.efi
-rw-r--r-- 1 117284 nov  8 23:48 ldlinux.e32
-rw-r--r-- 1 134072 nov  8 23:48 ldlinux.e64
-rw-r--r-- 1 176240 nov  8 23:48 loader.efi

/KNOPPIX:
total 4536420
-rw-r--r-- 1     565212 nov  8 23:48 background.jpg
-rw-r--r-- 1       2706 nov  8 23:48 background_source_apophysis.flame
-rw-r--r-- 1   15636480 nov  8 23:48 bootonly.iso
-rw-r--r-- 1         47 nov  8 23:48 bootonly.iso.md5
-rw-r--r-- 1       7842 nov  8 23:48 index_de.html
-rw-r--r-- 1       7409 nov  8 23:48 index_en.html
-rw-r--r-- 1       9075 nov  8 23:48 index_es.html
-rw-r--r-- 1       8197 nov  8 23:48 index_fr.html
-rw-r--r-- 1       8135 nov  8 23:48 index_it.html
-rw-r--r-- 1 4284991008 nov  9 00:01 KNOPPIX
-rw-r--r-- 1  343927384 nov  9 00:03 KNOPPIX1
-rw-r--r-- 1      10072 nov  9 00:03 knoppix-cheatcodes.txt
-rw-r--r-- 1         25 nov  9 00:11 knoppix-data.inf
-rw-r--r-- 1      32073 nov  9 00:03 knoppix-logo-medium.png
-rw-r--r-- 1      15797 nov  9 00:03 knoppix-logo-small.png
-rw-r--r-- 1         17 nov  9 00:03 kversion
-rw-r--r-- 1      18487 nov  9 00:03 LICENSE.txt
drwxr-xr-x 2       4096 nov  9 00:03 modules
-rw-r--r-- 1        155 nov  9 00:03 overlay-contents.txt
-rw-r--r-- 1       3318 nov  9 00:03 README_Security.txt
-rw-r--r-- 1        117 nov  9 00:03 sha1sums
-rw-r--r-- 1       1208 nov  9 00:03 SOURCES.txt

/KNOPPIX/modules:
total 0

“Só” falta aprender


Uma vez que o Knoppix 7.7.1 “original”, — aqui citado como “Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB), — é o que funciona, será mantido para uso como “ferramenta”, pois não faz muito sentido configurá-lo todos os dias, para o trabalho regular.

A instalação feita no Pendrive de 32GB, também não há motivo para descartar, — exceto para outras tentativas.

Está claro que, até aqui, o que foi obtido não passa de uma primeira aproximação, — tentada sem êxito desde o início do ano, bem como em anos anteriores, desde os tempos do Kurumin, — de um ponto de vista absolutamente “leigo”.

Provavelmente, a partir de agora a leitura sobre o Knoppix começará a fazer mais sentido, do que nesses anos todos.

_______________
Publicado inicialmente em 12 Nov. 2016, às 12:52, e desenvolvido nos dias 13 e 14, no Knoppix 7.7.1Live pseudo-DVD” (Pendrive 8GB gerado pelo UNetBootin).

— … ≠ • ≠ … —

Knoppix



Ferramentas &tc.


2 comentários: