Translate

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Konqueror como gerenciador arquivos

Modo de exibição “Tamanho de arquivo”, no Konqueror

Embora se aloje em “Menu → Internet”, — pois também é um navegador web, ainda que meio abandonado, — o Konqueror apresenta recursos que, até hoje, deixam para trás gerenciadores de arquivos como Dolphin ou Nemo, em várias tarefas:

  • Pesquisa avançada (*)
  • Conversão rápida de imagens
  • Montagem de imagens ISO
  • Modo de exibição “Tamanho de arquivo”
  • etc.

Depois de conhecer esses ótimos recursos, — nos idos de 2006~2008, quando mal sabia como fazer clique no Linux, — eles acabaram se perdendo nas brumas do tempo, deixando apenas a lembrança de que “isso já foi possível”.

Está na hora de recuperá-los, — e deixar bem anotado onde se encontram, como obtê-los de novo, e colocá-los em funcionamento.

Pesquisa de arquivos


Pesquisa avançada do Konqueror, — por nome / extensão, conteúdo, período de tempo etc.

Uma das coisas mais frustrantes, — para quem fazia uso intensivo da Busca do “Explorer”, em antigas versões do Windows, — é a pobreza do Dolphin, do Nemo e vários outros, nessa área.

Talvez por isso, — na esperança de acabar descobrindo ouro, — “indexadores” como Nepomuk, Akonadi, Baloo etc. foram deixados tantos anos a “consumir” CPU e Memória RAM.

Quem sabe, não estava “tudo ali”, e bastasse aprender?

Busca avançada por “spectacle” em arquivos TXT, em um período de tempo especificado

Porém, o “caminho das pedras” nunca apareceu, — e eliminar esses “indexadores” não afetou em nada as buscas, — seja no Dolphin, no Krusader, ou no Konqueror.

O Dolphin continuou prático, para Busca simples, — entre muitas outras tarefas diárias, — enquanto o Konqueror (e o Krusader) continuam ótimos para Busca avançada.

E nenhum dos dois perdeu nada, com a eliminação do AkonadiBaloo etc.

No exemplo acima, uma Busca avançada por “spectacle” dentro de arquivos TXT, salvados entre 26 Jul. e 26 Set. 2016, — atividade banal, no antigo Windows XP, — com direito a definir a faixa de tamanho dos arquivos, o grupo ou o usuário a que pertencem etc.

(*) Correção - Na verdade, trata-se do Kfind, que em várias distros pode ser encontrado no Menu K, — ou na opção “Mais” da busca do Dolphin, — portanto independente do Konqueror. Ignoro se sempre foi assim (e nunca percebi) ou se é evolução recente [16 Out. 2017].

Conversão de imagens


Conversão rápida de arquivos de imagem, pelo menu de contexto, no Konqueror

O comando “mogrify” do ImageMagick faz um belo trabalho de conversão de arquivos de imagem, — em especial, quantidades massivas, reunidas em poucas pastas, — mas para pequenos grupos de imagens espalhados por toda parte, o “menu de contexto” é muito mais ágil e prático.

Arquivos originais (PNG) e convertidos (JPG), — sem perda da seleção

A seleção se mantém, — os arquivos ficam entremeados, facilitando verificar se não faltou nenhum, — e com um simples DEL você manda os originais para a Lixeira.

Konqueror parece limitado à conversão de 200 arquivos de imagem de cada vez

Atenção: — A experiência demonstrou a eficácia desse recurso até o número exato de 200 arquivos de cada vez. — Do 201º em diante, nada acontece.

Daí, a importância de rolar a tela do Konqueror, e conferir se, de fato, não faltou converter algum arquivo, — antes de deletar todos os originais previamente selecionados.

Montagem de imagem ISO


Montar imagem ISO e abir no Konqueror ou no Dolphin

A montagem rápida de uma imagem ISO, — a ser aberta no Konqueror ou no Dolphin, — é um recurso muito prático, no dia-a-dia.

Examinando a imagem ISO do Live Kurumin 7.0r3 no Konqueror

Esse recurso tem feito muita falta, — para examinar distribuições “Live CD / DVD”, antes de gravá-las, ou depois que já foram substituídas no Pendrive.

O Painel Informações (F11), no Dolphin, agiliza o exame dos arquivos

Montar no Konqueror e abrir a imagem ISO no Dolphin pode oferecer algumas vantagens, — como a visualização rápida de imagens e conteúdos, no Painel Informações (F11), à direita, — para agilizar o exame.

Adicionar e priorizar os aplicativos a serem usados para abrir diferentes tipos de arquivo, pasta etc.

A escolha pode ser feita nas “Associações de arquivos” do Konqueror, — colocando no topo o aplicativo de sua preferência, para abertura de “Pasta”, “Ponto de montagem” etc.

Tamanho de arquivo


Escolha da “profundidade” — pastas e subpastas — para detalhar ou simplificar o exame do espaço que ocupam

Esse recurso agiliza a administração do uso de espaço em disco, uma vez que a análise avança “em profundidade”, — pastas, subpastas, sub-subpastas etc., e arquivos dentro delas, — e oferece o quadro completo, que pode ser examinado em um golpe de vista.

No Krusader, a avaliação de uso do disco precisa ser feita por etapas, a cada nível de subdiretórios

Isso é muito diferente de clicar com o botão direito em inúmeras pastas, uma de cada vez, para ver seu tamanho em “Propriedades”, — em seguida, avançar dentro das pastas maiores, para identificar quais subpastas respondem por quantos gigabytes etc. — Depois de 5 minutos, você já não lembra o que viu antes (a menos que tenha anotado à mão, num papel), e acaba tendo de voltar várias vezes.

“Ver” o quadro completo, — de uma vez, — fez uma falta enorme, ao examinar a partição “C:\” do antigo Windows, para decidir se seria mantido, — com um “enxugamento” radical, deixando apenas o AutoCAD, — ou eliminado de vez.

Exame do espaço ocupado em disco, no Konqueror, — com “profundidade” reduzida para simplificar

E o pior é que, — tal como os demais recursos (acima), — sua existência estava muito bem gravada na memória.

Faltava apenas deixar de lado a esperança de conseguir tudo isso no Dolphin, — e achar tempo para reencontrar o caminho das pedras.

Debian


Abertura-padrão do Konqueror, ainda sem configurações personalizadas, no Debian testing “Stretch”

No Debian testing “Stretch”, — “/home” zerada, sem “herança” alguma, — o Konqueror abriu “default”, — exceto pela intrigante falha dos ícones de Pasta pessoal, Rede, Lixeira etc., na tela inicial de apresentação.

Konqueror com todos os recursos esperados, no Debian

Em compensação, já apresentou os recursos de Conversão de imagens, e Modo de exibição “Tamanho de arquivo”.

O Histórico do Synaptic indica que os seguintes pacotes já vieram com a instalação do Debian testing “Stretch”, e receberam 4 atualizações, em 23 Jun., 6 Jul., 15 Ago., e 3 Set.:

  • konq-plugins
  • konqueror
  • konqueror-nsplugins

Ainda não foi obtido o recurso de Montagem de imagens ISO, — talvez por falta do pacote “kde-service-menu-fuseiso”, que não foi encontrado nos repositórios do Debian “Stretch”. — Até o momento, de nada adiantou instalar os pacotes “fuseiso”, “fuseiso9660” e “fuse-zip” (este último, para outros fins).

Kubuntu 16.04 LTS


O utilitário “k4dirstat” fornece ferramentas para o Modo de exibição de “Tamanho de arquivo”

No Kubuntu e no KDE Neon, o Konqueror abriu com a configuração “padrão”, porém não apresentou nenhum desses três recursos.

Ciente da existência de inúmeros plugins, bibliotecas etc., — bastante procurados nos últimos anos, na tentativa de incrementar o Dolphin e o Nemo, — foram instalados alguns dos inúmeros pacotes que respondem à pesquisa por “Konqueror” no Synaptic do Kubuntu:

Mon Sep 26 21:30:26 2016


Instalados:

fuseiso (20070708-3.2)
gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
k4dirstat (3.1.2-1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)
kdiff3 (0.9.98-2)
kdiff3-doc (0.9.98-2)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libtidy-0.99-0 (20091223cvs-1.5)

Konq-plugins — coleção de ferramentas KDE para navegador web / gerenciador de arquivos (Konqueror, e outros)

O “fuseiso” e o “konq-plugins” já eram conhecidos de outras tentativas, — enquanto a descoberta do “k4dirstat” deveu-se às descrições detalhadas no Synaptic do Kubuntu, — uma vez que sua Busca também depende desses textos para ser mais efetiva.

Com isso, o Konqueror passou a oferecer os 3 recursos procurados: — Conversão de imagens, Montagem de imagens ISO, e Exibição de “Tamanho de arquivo”, no Kubuntu.

Mais tarde, foram instalados no Kubuntu mais alguns pacotes, — inicialmente “descobertos” no Synaptic do KDE Neon, — e que, portanto, não eram necessários para os objetivos iniciais:

Tue Sep 27 07:22:15 2016


Instalados:

fuse-zip (0.4.0-2build1)
fuseiso9660 (0.3-1.1)
gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
komparator (4:1.0-2)
kompare (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart5-kompare (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkomparediff2-5 (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkompareinterface5 (4:15.12.3-0ubuntu1

Instalação do Konqueror no Kubuntu 16.04, em Abril 2016

Um exame dos registros mostra que o Konqueror nãoveio incompleto” ao instalar o Kubuntu, — foi instalado depois, manualmente, por comando “apt-get install”, — ao constatar que o Discover não encontrava o Synaptic, nem o Psensor, nem o Gimp, nem coisa alguma.

Para não perder tempo, foram instalados pelo Terminal o Luckybackup, o Screenruler, Chromium-browser (que já tinha vindo de contrabando, da sessão Live USB), ttf-mscorefonts-installer, Psensor, Synaptic, Gimp, pyRenamer, Xsane, Konqueror, Krusader e Nemo.

A instalação do Konqueror trouxe junto mais 6 arquivos, — dolphin4, kfind, konqueror-nsplugins, kpart-webkit, libkonq5abi1, libkonqsidebarplugin4a, — mas apenas sugeriu “konq-plugins” (o que acabou passando desapercebido).

Sugestões do “apt” ao instalar o Krusader, em Abril 2016

Revendo algumas das “sugestões” oferecidas pelo “apt-get install” para o Konqueror e o Krusader, foram instalados agora, por fim:

Tue Sep 27 14:07:53 2016


Instalados:

arj (3.10.22-14)
gnustep-base-common (1.24.7-1build2)
gnustep-base-runtime (1.24.7-1build2)
gnustep-common (2.6.6-3)
kde-thumbnailer-openoffice (1.0.0-0ubuntu5)
krename (4.0.9-3build3)
libgnustep-base1.24 (1.24.7-1build2)
libobjc4 (5.4.0-6ubuntu1~16.04.2)
libpodofo0.9.3 (0.9.3-4)
rar (2:5.3.b2-1)
unar (1.9.1-1)
unrar (1:5.3.2-1)
unrar-free (1:0.0.1+cvs20140707-1)
xxdiff (1:4.0+hg453+dfsg-2)

KDE Neon


Instalação do “konq-plugins” no KDE Neon, pelo Synaptic

A mesma facilidade de pesquisa não foi encontrada no Synaptic do KDE Neon, — cujas descrições dos pacotes primam pela concisão, — muitas vezes, apenas uma frase (e abreviada).

Quanto menor a “descrição”, menor a efetividade da Busca do Synaptic.

Por isso, a primeira Busca por “Konqueror” apresentou apenas um punhado de pacotes, — e mais tarde, foi necessário usar a primeira lista do Kubuntu (acima) como “guia”, para localizar mais alguns pacotes:

Mon Sep 26 17:02:41 2016


Instalados:

gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libboost-program-options1.58.0 (1.58.0+dfsg-5ubuntu3.1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libtidy-0.99-0 (20091223cvs-1.5)

Essa primeira leva de pacotes (acima) já foi suficiente para dotar o Konqueror, no KDE Neon, com o recurso de Converter arquivos de imagem, — “Convert To (service menu): convert and [sic] image to another format”, — como indicado na descrição do “konq-plugins”.

Mais recursos para o Konqueror, que o Synaptic do KDE Neon não havia encontrado

Depois de conseguir obter todos os recursos do Konqueror no Kubuntu, foram instalados mais os seguintes pacotes no KDE Neon, — e seu Konqueror também passou a exibir “Tamanho de arquivo”, e a realizar a Montagem de imagens ISO:

Mon Sep 26 22:18:35 2016


Instalados:

fuse-zip (0.4.0-2build1)
fuseiso (20070708-3.2)
fuseiso9660 (0.3-1.1)
gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
k4dirstat (3.1.2-1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)
kdiff3 (0.9.98-2)
kdiff3-doc (0.9.98-2)
komparator (4:1.0-2)
kompare (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)
kpart5-kompare (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)
libkomparediff2-5 (4:16.08.1-0neon+16.04+build9)
libkompareinterface5 (4:16.08.1-0neon+16.04+build7)

O Konqueror também nãoveio incompleto” ao instalar o KDE Neon, — ele foi instalado “manualmente”, mais tarde, através do Synaptic, — e após a instalação do Krusader, que já havia trazido o “libkonq-common”:

Wed Jun 1 09:59:40 2016


Instalados:

gparted (0.25.0-1)
konsole4-kpart (4:4.14.3-0ubuntu3)
krusader (1:2.4.0~beta3-2ubuntu1)
libatkmm-1.6-1v5 (2.24.2-1)
libcairomm-1.0-1v5 (1.12.0-1)
libglibmm-2.4-1v5 (2.46.3-1)
libgtkmm-2.4-1v5 (1:2.24.4-2)
libkonq-common (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkonq5-templates (4:15.12.3-0ubuntu1)
libkonq5abi1 (4:15.12.3-0ubuntu1)
libpangomm-1.4-1v5 (2.38.1-1)
libparted-fs-resize0 (3.2-15)
libsigc++-2.0-0v5 (2.6.2-1)

Thu Jun 9 18:01:01 2016


Instalados:

dolphin4 (4:15.12.3-0ubuntu1)
kde-baseapps-bin (4:15.12.3-0ubuntu1)
kde-baseapps-data (4:15.12.3-0ubuntu1)
kfind (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-nsplugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart-webkit (1.3.4-2)
libkonqsidebarplugin4a (4:15.12.3-0ubuntu1)

Linux Mint 18 KDE


Konqueror sem outro “modo de exibição” de arquivos, — exceto “Tamanho de arquivo”

Bastou abrir o Konqueror no Linux Mint 18 KDE, para ele já abrir no “Modo de exibição → Tamanho de arquivo”, — claramente uma “herança” de outras épocas, a decifrar.

Infelizmente, alguma coisa dessa “herança” não combinou bem com a nova instalação do Konqueror, — que simplesmente não oferecia nenhum outro “Modo de exibição”, — mesmo após desinstalar e reinstalar.

Após várias tentativas infrutíferas, o assunto foi diferido, para verificar e ajustar o Konqueror nos outros 3 Linux, no dia 26 Set.

Feito isso, — e publicado o relato referente aos outros 3 Linux, — o Konqueror do Linux Mint 18 KDE voltou à “mesa de operações” no dia 28 Set.

A primeira tentativa de “consertar” foi o velho botão “Padrões”, — que restaura as configurações originais, — em “Configurações → Configurar o Konqueror”, — porém não trouxe qualquer resultado prático.

Konqueror → Configurações → Carregar perfil de visão → Desenvolvimento do KDE

A segunda tentativa foi em “Configurações → Carregar perfil de visão → Desenvolvimento do KDE”, — que substituiu aquela opção única de “Modo de exibição” por um Browser, já com várias abas abertas, em várias páginas web e/ou locais.

Foi uma ótima notícia, saber que mais alguma coisa funcionava no Konqueror do Mint, — com algumas falhas, na área de navegação web, — mas não era bem isso que procurava.

Embora fale em “perfil de visão”, isso nada tem a ver com “Modo de exibição” de arquivos, — trata-se de um recurso que simplesmente fecha tudo que esteja aberto, — inclusive abas do “Gerenciador de arquivos”, — para carregar um outro conjunto de coisas, — provavelmente “salvado” em algum momento, no passado, — ou talvez, “fornecido” com o próprio Konqueror, para edificação do usuário.

Ao “Carregar perfil de visão → Gerenciador de arquivos”, ele avisa que tudo isso será fechado, — e volta ao Modo de exibição “Tamanho de arquivo”, — única opção que havia, como “Gerenciador de arquivos”.

Synaptic exige “consertar pacotes quebrados” antes de remover Konqueror etc.

Já tinha tentado desinstalar / reinstalar o Konqueror, depois desinstalar / reinstalar um ou outro pacote relacionado a ele.

Por fim, foi tentado “remover completamente” todo o conjunto, de uma vez só, — e o Synaptic surpreendeu com a exigência de, primeiramente, “consertar pacotes quebrados”.

Pacotes recomendados / sugeridos pelo Synaptic, para o Konqueror

Não havia um único pacote nas seções “Quebrado” e “Recomendações faltando” do Synaptic, — mas, ao clicar com o botão direito do mouse em “Konqueror”, surgiram algumas “recomendações” e “sugestões” de pacotes a serem instalados, — e este foi o caminho para o “conserto”.

Konqueror com os “Modos de exibição” restabelecidos

Instalados os pacotes “dolphin4” e “kpart-webkit”, — em especial o primeiro, já que o segundo parece ligado à navegação web, — o Konqueror finalmente apresentou os outros 3 “Modos de exibição” de arquivos, — Ícones, Detalhes, Compacto.

Conversão de arquivos de imagem em funcionamento no Konqueror do Linux Mint

Também funcionava a conversão de arquivos de imagem, — talvez desde antes, quando o Modo de exibição “Tamanho de arquivo” dificultava testar?

Ctrl-F “local” para localizar bloco de texto no editor online do Blogspot

A partir das 9:40, o Konqueror do Linux Mint 18 KDE começou a ser testado na dupla função de “navegador web” e de “gerenciador de arquivos”, — em várias abas.

A ideia era complementar este relato, com o “conserto” do Konqueror no Linux Mint 18 KDE.

O primeiro passo foi marcar com “@@@” o início e o fim do pequeno bloco de texto que já havia, sobre o Konqueror no Linux Mint, e levá-lo para o final da postagem, onde não interferiria com o já exposto antes sobre o Debian, Kubuntu e KDE Neon.

Em seguida, foi utilizado o modo “HTML” do editor do Blogspot, pois a experiência mostra que, no modo “Escrever”, — quando existe imagem dentro do bloco de texto, — esse deslocamento introduz erro na formatação na legenda.

Filtro de arquivos com a string “Konq” no nome, dentro da pasta PrintScreen

Ficou constatado que, — na função de navegador web, — o CTRL-F assume a função “tradicional” de busca na página, — embora na função de “Gerenciador de arquivos” sirva para abrir o diálogo da Busca avançada.

Para uma seleção simples, — arquivos com a string “Konq” no nome, p.ex., — basta utilizar o “Filtro” [recurso também disponível no Dolphin → “CTRL-I”].

Às 11:26, foi fechado o Dolphin, — o Chromium ainda nem tinha sido aberto, — e a conclusão deste relato prosseguiu, usando apenas o Konqueror, para as duas funções.

Instalação do “kde-service-menu-fuseiso” no Linux Mint 18 KDE

Faltava, ainda, o recurso de “Montar imagem ISO”, — ou, pelo menos, oferecê-lo no Menu de contexto, caso já existisse, escondido.

Vale notar que, — até aquele momento, — ainda não estava instalado o pacote “kde-service-menu-fuseiso”, — adicionado apenas no início da tarde, às 13:10.

Desmontando imagem ISO após conferir a cópia do “filesystem-manifest” do Linux Mint 18 KDE

Feito isso, a Montagem de imagens ISO finalmente passou a funcionar também no Linux Mint 18 KDE.

Registro: - Histórico do Synaptic no Mint 17.3 + Mint 18


Buscas por “konq” e “fuse” no Histórico do Synaptic do Linux Mint 18 KDE, que por motivos diversos mantém o registos desde a instalação do Linux Mint 17.3 Cinnamon:

Tue Jan 19 02:05:13 2016 - Após a instalação do Linux Mint 17.3 Cinnamon


Instalados:

chromium-browser (47.0.2526.106-0ubuntu0.14.04.1.1107)
chromium-codecs-ffmpeg-extra (47.0.2526.106-0ubuntu0.14.04.1.1107)
docbook-xsl (1.78.1+dfsg-1)
filezilla (3.7.3-1ubuntu1)
filezilla-common (3.7.3-1ubuntu1)
imagemagick-common (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
inkscape (0.91.0+47~ubuntu14.04.1)
kate-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
katepart (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-baseapps-bin (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-baseapps-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-runtime (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kde-runtime-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs-bin (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs5-data (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdelibs5-plugins (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
kdoctools (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
konqueror (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
krusader (1:2.4.0~beta3-2)
kstars (4:4.13.97-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa2)
kstars-data (4:4.13.97-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa2)
language-selector-common (0.129.3)
libattica0.4 (0.4.2-1)
libcdr-0.0-0 (0.0.15-1ubuntu1)
libcfitsio3 (3.340-2ubuntu2)
libdlrestrictions1 (0.15.12ubuntu1)
libgcrypt20 (1.6.1-2ubuntu1.14.04.1)
libgsl0ldbl (1.16+dfsg-1ubuntu1)
libkactivities6 (4:4.13.3-0ubuntu2~ubuntu14.04~ppa1)
libkatepartinterfaces4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkcmutils4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkde3support4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdeclarative5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdecore5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdesu5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdeui5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdewebkit5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkdnssd4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkemoticons4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkfile4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkhtml5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkio5 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkjsapi4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkjsembed4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkmediaplayer4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libknewstuff3-4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libknotifyconfig4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkntlm4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq-common (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq5-templates (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonq5abi1 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkonqsidebarplugin4a (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkparts4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkpty4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkrosscore4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libktexteditor4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libkubuntu0 (14.04ubuntu4)
libkxmlrpcclient4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
liblcms1 (1.19.dfsg-1.2ubuntu5)
liblqr-1-0 (0.4.1-2ubuntu1)
libmagick++5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmagickcore5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmagickwand5 (8:6.7.7.10-6ubuntu3)
libmuparser2 (2.2.3-3)
libntrack-qt4-1 (016-1.2ubuntu2)
libntrack0 (016-1.2ubuntu2)
libphonon4 (4:4.7.80-0ubuntu1~ubuntu14.04)
libplasma3 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libpodofo0.9.0 (0.9.0-1.2)
libpolkit-qt-1-1 (0.103.0-1ubuntu1)
libqapt2 (2.1.70-0ubuntu4.2)
libqapt2-runtime (2.1.70-0ubuntu4.2)
libqca2 (2.0.3-5)
libqt4-qt3support (4:4.8.5+git192-g085f851+dfsg-2ubuntu4.1)
librecad (2.0.2+nolibs-1)
librecad-data (2.0.2+nolibs-1)
libsolid4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libssh-4 (0.6.1-0ubuntu3.1)
libstreamanalyzer0 (0.7.8-1ubuntu2)
libstreams0 (0.7.8-1ubuntu2)
libthreadweaver4 (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
libtinyxml2.6.2 (2.6.2-2)
libutempter0 (1.1.5-4build1)
libvisio-0.0-0 (0.0.31-1ubuntu2)
libwcs4 (4.20-2)
libwpd-0.9-9 (0.9.9-1)
libwpg-0.2-2 (0.2.2-1ubuntu1)
libwxbase2.8-0 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2)
libwxgtk2.8-0 (2.8.12.1+dfsg-2ubuntu2)
libxml2-utils (2.9.1+dfsg1-3ubuntu4.6)
luckybackup (0.4.7-3)
luckybackup-data (0.4.7-3)
menu (2.1.46ubuntu1)
ntrack-module-libnl-0 (016-1.2ubuntu2)
oxygen-icon-theme (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
phonon (4:4.7.80-0ubuntu1~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer-common (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
phonon-backend-gstreamer1.0 (4:4.7.80-0ubuntu2~ubuntu14.04)
plasma-scriptengine-javascript (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)
python-tk (2.7.5-1ubuntu1)
sane (1.0.14-9)
scribus (1.4.2.dfsg+r18267-1ubuntu2)
scribus-template (1.2.4.1-2)
stellarium (0.12.4-1)
stellarium-data (0.12.4-1)
xsane (0.998-5ubuntu1)
xsane-common (0.998-5ubuntu1)

Wed Jul 6 18:06:28 2016


Instalados:

konq-plugins (4:4.14.2-0ubuntu1~ubuntu14.04~ppa1)

Sat Aug 20 11:55:09 2016 - Após a instalação do Linux Mint 18 KDE (Beta)


Instalados:

aspell-pt-br (20131030-9)
conky-all (1.10.1-3)
diffuse (0.4.8-2)
fancontrol (1:3.4.0-2)
filezilla (3.15.0.2-1ubuntu1)
filezilla-common (3.15.0.2-1ubuntu1)
gir1.2-goocanvas-2.0 (2.0.2-2)
gir1.2-gtkspell3-3.0 (3.0.7-2)
inkscape (0.91-7ubuntu2)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
kruler (4:15.12.3-0ubuntu1)
krusader (1:2.4.0~beta3-2ubuntu1)
kstars (4:15.12.3-0ubuntu2)
kstars-data (4:15.12.3-0ubuntu2)
libasn1-8-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libaudclient2 (3.5~rc2-1)
libcfitsio2 (3.370-5)
libdb5.3:i386 (5.3.28-11)
libfilezilla0 (0.4.0.1-1)
libgoocanvas-2.0-9 (2.0.2-2)
libgoocanvas-2.0-common (2.0.2-2)
libgsl2 (2.1+dfsg-2)
libgssapi3-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libgtkspell0 (2.0.16-1.1ubuntu1)
libgtkspell3-3-0 (3.0.7-2)
libhcrypto4-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libheimbase1-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libheimntlm0-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libhx509-5-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libid3tag0 (0.15.1b-11)
libimlib2 (1.4.7-1build1)
libindi-data (1.1.0-1ubuntu1)
libindi1 (1.1.0-1ubuntu1)
libjpeg-progs (1:9b-1ubuntu1)
libjpeg9 (1:9b-1ubuntu1)
libkf5plotting5 (5.23.0-0ubuntu1~ubuntu16.04~ppa1)
libkrb5-26-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libldap-2.4-2:i386 (2.4.42+dfsg-2ubuntu3.1)
liblept5 (1.73-1)
liblua5.1-0 (5.1.5-8ubuntu1)
libmagick++-6.q16-5v5 (8:6.8.9.9-7ubuntu5.1)
libnova-0.14-0 (0.14.0-2.1)
libpugixml1v5 (1.7-2)
libqt5serialport5 (5.5.1-2build1)
libroken18-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libsasl2-2:i386 (2.1.26.dfsg1-14build1)
libsasl2-modules-db:i386 (2.1.26.dfsg1-14build1)
libtesseract3 (3.04.01-4)
libunity-protocol-private0 (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libunity-scopes-json-def-desktop (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libunity9 (7.1.4+16.04.20160701-0ubuntu1)
libwcs5 (5.15-1)
libwind0-heimdal:i386 (1.7~git20150920+dfsg-4ubuntu1)
libwxbase3.0-0v5 (3.0.2+dfsg-1.3)
libwxgtk3.0-0v5 (3.0.2+dfsg-1.3)
libxmmsclient6 (0.8+dfsg-14build3)
libxnvctrl0 (361.42-0ubuntu1)
ocl-icd-libopencl1 (2.2.8-1)
ocl-icd-libopencl1:i386 (2.2.8-1)
ocrfeeder (0.8.1-2)
p7zip-full (9.20.1~dfsg.1-4.2)
psensor (1.1.3-2ubuntu3)
psensor-common (1.1.3-2ubuntu3)
pyrenamer (0.6.0-1.2)
python-enchant (1.6.6-2)
python-hachoir-core (1.3.3-4)
python-hachoir-metadata (1.3.3-2)
python-hachoir-parser (1.3.4-2)
python-numpy (1:1.11.0-1ubuntu1)
python-sane (2.8.2-1build1)
stellarium (0.14.3-1)
stellarium-data (0.14.3-1)
tesseract-ocr (3.04.01-4)
tesseract-ocr-eng (3.04.00-1)
tesseract-ocr-equ (3.04.00-1)
tesseract-ocr-osd (3.04.00-1)
tesseract-ocr-por (3.04.00-1)
ttf-mscorefonts-installer (3.4+nmu1ubuntu2)
unetbootin (608-1)
update-notifier-common (3.168.1)
wine (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine-gecko2.21 (2.21-0ubuntu1)
wine1.6 (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine1.6-amd64 (1:1.6.2-0ubuntu14)
wine1.6-i386:i386 (1:1.6.2-0ubuntu14)
winetricks (0.0+20141009+svn1208-2ubuntu1)

Sat Aug 20 20:07:08 2016


Instalados:

fuseiso (20070708-3.2)

Mon Sep 26 16:27:19 2016 - primeiras tentativas (26 Set.)


Reinstalados:

konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)

Mon Sep 26 16:29:11 2016


Removidos completamente:

konqueror

Removidos:

konq-plugins

Mon Sep 26 16:30:43 2016


Removidos completamente:

konq-plugins

Mon Sep 26 16:32:43 2016


Instalados:

gnash-common (0.8.11~git20160109-1build1)
klash (0.8.11~git20160109-1build1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-nsplugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
konqueror-plugin-gnash (0.8.11~git20160109-1build1)
libboost-program-options1.58.0 (1.58.0+dfsg-5ubuntu3.1)
libjemalloc1 (3.6.0-9ubuntu1)

Wed Sep 28 09:16:03 2016 - novas tentativas (28 Set.)


Removidos completamente:

konq-plugins

Wed Sep 28 09:21:33 2016


Instalados:

dolphin4 (4:15.12.3-0ubuntu1)
konq-plugins (4:15.12.3-0ubuntu1)
kpart-webkit (1.3.4-2)

Wed Sep 28 13:10:43 2016


Removidos completamente:

exfat-fuse
gvfs-fuse
ifuse

Instalados:

fuse-zip (0.4.0-2build1)
kde-service-menu-fuseiso (0.2-0ubuntu2)

Registros anteriores


O hábito de usar o Konqueror como gerenciador de arquivos, — e esperar os mesmos recursos, — data, provavelmente do antigo Kurumin Linux.

O arquivo “pacotes.txt” do Kurumin 5.1 Beta registra a existência das seguintes ocorrências de “file manage”, de “konq” e de “nautilus”, — e nenhuma ocorrência de “dolphin”:

  • fileutils              5.2.1-2      The GNU file management utilities
  • konq-plugins     3.4.2-2.1   plugins for Konqueror, the KDE file/web/doc
  • konqueror          3.4.2-4      KDE's advanced file manager, web browser and
  • konqueror-nspl  3.4.2-4      Netscape plugin support for Konqueror
  • libkonq4            3.4.2-4      core libraries for Konqueror
  • kdemultimedia- 3.4.2-2      enables the browsing of audio CDs under Konq
  • libnautilus-ex    2.10.1-2    libraries for nautilus components - runtime

O arquivo “pacotes.txt” do Kurumin 7.0r3 registra a existência das seguintes ocorrências de “file manage”, de “konq” e de “Nautilus”, — e nenhuma ocorrência de “dolphin”:

  • fileutils                     5.97-5.3         The GNU file management utilities
  • konqueror                 3.5.5a.dfsg.1-6 KDE's advanced file manager, web browser and
  • konq-plugins             3.5.5-1           plugins for Konqueror, the KDE file/web/doc browser
  • konqueror-nsplugins   3.5.5a.dfsg.1-6 Netscape plugin support for Konqueror
  • libkonq4                    3.5.5a.dfsg.1-6 core libraries for Konqueror
  • kdemultimedia-kio-plugins  3.5.5-2     enables the browsing of audio CDs under Konqueror
  • libnautilus-extension1  2.14.3-11+b1 libraries for nautilus components - runtime version
  • mc                            4.6.1-6           midnight commander - a powerful file manager

O KDE 3.5 parece ter sido o último a trazer o Konqueror como gerenciador de arquivos, — substituído pelo Dolphin a partir do KDE 4.

Os motivos, por volta de 2007, parecem ter sido de maior simplicidade, facilidade e leveza, — tendo em vista o usuário iniciante, — com um aplicativo dedicado ao “gerenciamento de arquivos”, sem a parafernália destinada à “navegação web”.

A decisão desagradou inúmeros usuários do KDE, — ainda se encontram velhos tópicos em abundância, no Google, — e essa polêmica permite “navegar” pelas características do Konqueror e do Dolphin, até por volta de 2010.

A substituição do Konqueror pelo Dolphin se refletiu no Kubuntu 8.04, — com a opção de instalar KDE 3.5 ou 4 (ou ambos), — e com mais força a partir do 8.10.

Mas para muitos usuários do Kubuntu LTS, — em especial os mais “conservadores”, — a mudança talvez só tenha se tornado inevitável a partir do 10.04.

Ao procurar um “substituto” para o Kurumin, em Abril 2009, veio a “surpresa”, ao tomar contato, — meio tardio, — com o Ubuntu / Kubuntu 8.04, 8.10 e 9.04.

Data daí o hábito de instalar o Konqueror (e o Krusader), — a cada novo Kubuntu. — Porém, aos poucos foram sendo menos usados, e de certo modo acabaram caindo no esquecimento.

A verdade é que ainda existia no computador o Windows XP, — cujo velho “Explorer” supria as necessidades de busca avançada, — e isso foi um dos fatores que retardaram a migração completa para o Linux, até meados de 2016. — Daí, porque agora se tornou inadiável recuperar esses recursos esquecidos.

Linux Mint 17.3


No antigo Linux Mint 17.3 Cinnamon, a simples instalação do Konqueror não habilitou seu mecanismo de busca. — Isto só ocorreu após instalar o “kfind” (6 Mar. 2016), e nem foi preciso fechar / reabrir, para entrar em funcionamento.

__________
Publicado inicialmente às 23:23 de 26. Set. 2016.
Desenvolvido no Chromium (Debian, Kubuntu, KDE Neon) ao longo do dia 27 Set. 2016.
Concluído no Konqueror (Linux Mint), em 28 Set. 2016.

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário