Translate

Sobre o blog Byteria

Anotações da configuração da BIOS de um antigo “486”, anos após 2 ou 3 upgrades para “Pentium” (I ou II)

As “anotações” do blog Byteria registram a percepção de um mero “usuário comum”, — sem qualquer pretensão de “ensinar”, — muito menos, de parecer “expert”.

Não vivo de palestras, — por isso, não preciso “inspirar confiança”, — nem ocultar erros.

Isso é um registro, — para eu mesmo lembrar, quando necessário.

É um desenvolvimento do velho e bom “Caderno de anotações”, — iniciado em Fev. 2006, e hoje no 5º “volume”, — para lembrar instalações, configurações, tentativas, soluções encontradas, erros e acertos.

Um modo de fixar o que vou aprendendo, ao longo do tempo. — Já me ocorreu de pedir socorro ao Google, e ele apontar a solução… aqui mesmo!, em uma velha postagem, que eu tinha esquecido.

Até o momento (Julho 2020), parece improvável que o blog “Byteria” consiga substituir 100% o velho e bom “Caderno de anotações”, — que uso cada vez menos.

O “Caderno de anotações” tem vantagens insuperáveis, — funciona, até “à luz de velas”, caso falte energia na minha rua. Não pode ser “invadido” por nenhum hacker. — Mas tem suas limitações:

  • É muito chato escrever à mão, — demora Séculos
  • É essencialmente “linear” (linha-do-tempo rígida)
  • Não tem busca por Ctrl-F
  • Não tem Edição, Ctrl-C / Ctrl-V etc.
  • Não insere horas e minutos automaticamente
  • Não tem figurinhas
  • E, principalmente, — não impõe a obrigação de examinar (e pesquisar), para conferir se o “achômetro” inicial fazia sentido, — e corrigir
  • Problemas e soluções ficam dispersos ao longo de milhares de páginas, quase ilegíveis

Dobrando as orelhas


Tente localizar todas as ocorrências da string “Cinnamon”

Para remediar, restam alguns recursos, — como dobrar uma “orelha” nas páginas onde começa a instalação de um novo Linux, ou sublinhar em vermelho a instalação de novos aplicativos, para lembrar nas próximas instalações, — mas não vai muito além disso.

Já o blog “Byteria”, — com ajuda de milhares de PrintScreen, fotos, respostas de comandos >> arquivo.TXT, logs de sistema etc., — permite examinar uma série de observações, em momentos diferentes, e estruturar uma massa de informações que podem servir de base para entender certas coisas, mais tarde.

Tornei-me um viciado, — em PrtScn, fotos de celular, — ao ponto de acumular mais de 1.000 imagens (muitas delas inúteis), por mês.

Isso, — mais o recente acréscimo do Conky, Smartphone com fotos em maior resolução, melhores ferramentas de Captura de tela, e partições para até 12 Linux, — fez com que tenha aprendido muito mais, de 2016 em diante, do que em todos os anos anteriores.

A simples instalação de 2 ou mais Linux, por si só, não ajudava a aprender ou entender muita coisa. — No começo, me confundia mais ainda.

O que de fato acelerou meu aprendizado, a partir de meados de 2015, foi ter 2 Kubuntu 14.04 absolutamente “iguais”, — exceto que um era 64bit e o outro, 32bit, — e começar a aplicar no “alternativo” todas as mesmas configurações do “principal”, — muitas das quais (apesar das anotações) já nem lembrava exatamente como tinha feito.

Isso estimulou certa “sistematização”, que nunca havia tentado antes, entre 2 Linux “diferentes”, — e a partir de Janeiro de 2016 experimentei “configurar igual” o Kubuntu 14.04 e o Linux Mint 17.3 Cinnamon.

O resultado foi o primeiro entendimento “concreto” do significado de “ambiente gráfico” (DE = Desktop Environment), — e o maior aprendizado de KDE, de todo esse tempo, desde a instalação do Kurumin, em 2007. — Infelizmente, depois disso descartei de vez o Cinnamon, que até então era minha “segunda preferência”.

A partir de 2017, — com “slots” para manter até 12 Linux instalados em paralelo (dualboot), — pude experimentar distros “não-debian”.

Quase todas com KDE, — sempre tentando o mesmo conjunto de configurações personalizadas, — e fazendo registros das principais diferenças, dificuldades, problemas e soluções.

Como existem centenas de distros mais ou menos diferentes entre si, me concentrei nas mais populares, — em geral, as mais desenvolvidas, com mais fóruns e dicas na web, espelhos mais próximos etc., — cobrindo todos os ramos principais da “árvore das distribuições Linux”.

Por fim, comecei a experimentar algumas distros “sem SystemD”.

Quem não sou


Informática não é minha área.

Ignoro absolutamente (quase) tudo sobre hardware, software, programação, — ou eletrônica, hidráulica, mecânica de automóveis, — mas é preciso lidar com tudo isso, um pouco.

Embora goste muito de computadores e engenhocas, não leio “tudo” sobre eles. — Não acompanho as novidades. — Não corro para comprar lançamentos. Demoro a trocar de computador ou fazer upgrade.

Depois de apanhar pra burro, do Apple II+, CP/M, dBase II e III, PC-XT, MS-DOS, DR-DOS, Windows (“primitivo”) e mais uma selva de tropeços conexos, isso se tornou, — acima de tudo, — ferramenta para trabalhar, pesquisar, manter comunicação com o mundo e, claro, me divertir.

Portanto, o blog “Byteria” não visa “ensinar”. — Mas fico feliz se alguma coisa for útil a mais alguém, — pois também me beneficio das descobertas e aprendizados de muitos colegas “não-técnicos”.

“Cuidado! … o terceiro degrau da escada está quebrado”


Fiel ao princípio de que “só um tolo mente ao seu médico”, não faz sentido maquiar erros, — ao contrário do “palestrante profissional”, que precisa ir direto ao ponto, e manter o foco, para não dispersar a atenção, e omitir cabeçadas, para não prejudicar a confiança que deve inspirar.

Já fiz muitas coisas erradas e já corrigi muitos erros que, 2 anos depois, não sabia mais como. — Por isso, preciso anotar, tanto os acertos, quanto os erros cometidos.

Enfim, tão importante quanto anotar a resposta, — ou mais, — são os caminhos que levam a ela.

Até porque, da próxima vez, a resposta pode ser outra, — mas o método de observação, separação das variáveis, teste das hipóteses pode ser útil. — Se é que existe algum “método” nessa loucura.

_______
Página (fixa) publicada em 21 Ago. 2016.
• Atualizado em 6 ~ 10 Jan. 2017.
•• Atualizado em 16 Jul. 2017.
••• Atualizado em 16 Set. 2018.
•••• Atualizado em 10 Jul. 2020

— … • … —

Nenhum comentário:

Postar um comentário