sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bookmark para encontrar um post Favorito no Facebook

Para usar o Facebook como arquivo ou banco de dados sobre alguns assuntos, — centralizando várias informações correlatas, na forma de comentários a uma postagem principal, — é necessário, antes de tudo, ter certeza de conseguir encontrá-lo de novo, quando necessário.

Como não existe nenhum sistema de busca de post no FB, — seja por título, data ou palavra-chave, — uma alternativa é marcá-lo como Favorito (Bookmark) em seu navegador (browser).

Para isso, é necessário encontrar o link da postagem principal, onde irá reunir as informações relacionadas, na forma de comentários.


Basta clicar na hora / data da postagem escolhida, — antes que ela se perca como agulha num palheiro, — e ela será exibida como página avulsa.


Guarde-a em seus Favoritos (bookmarks), e será fácil chegar a ela sempre que precisar.

Um sistema de Favoritos organizado por pastas e subpastas ajuda muito.

No Chrome, — ou no Chromium original da comunidade de código aberto, — isso é muito simples e fácil.

Escolhendo poucas pastas principais, — no máximo 12, com nomes não muito longos, — poderá exibi-las no alto do Chrome, logo abaixo da linha de endereços.


Dentro de cada pasta de Favoritos, cabem facilmente umas 40 subpastas, antes que se torne necessário rolar para cima e para baixo. É um bom limite — lembrando que ainda poderá criar dezenas de sub-subpastas. Até aí, já dá para classificar quase 20.000 tópicos (pastas), cada um com dezenas de Favoritos (URLs), propriamente ditos.

Vale, claro, também para informações postadas em blogs — e aos poucos você forma um banco de dados com informações que precisa localizar rapidamente, a qualquer momento.

Lembre que:

1) Os Favoritos — e suas pastas, subpastas etc. — podem ser editados a qualquer momento, sempre que perceber uma possibilidade de organizá-los melhor; e

2) O Chrome oferece backup automático de seus Favoritos (bookmarks).

Como uso 3 sistemas operacionais, ao abrir o Chrome / Chromium em qualquer um deles, dentro de alguns segundos ele já sincronizou com o backup do Google, incorporando as alterações feitas em algum dos outros sistemas operacionais.

Substitua por 3 computadores, — casa, trabalho, dispositivo móvel, — e você também terá 3 backups em seu poder (além do backup do Google, que opera a sincronização).

— … ≠ • ≠ … —

Ferramentas &tc.